Com flores te acolhemos! Boas Vindas!

Quem sou eu

VITÓRIA DA CONQUISTA, Bahia
Atendemos a 9 turmas de Educação Infantil e 5 turmas do Ciclo I. Procuramos realizar nosso trabalho com inovação e muita criatividade. Visite-nos e comprove!

Seminário Família & Escola

A família e a escola devem apresentar objetivos comuns e integrados, capazes de desenvolverem a aliança educacional. Pautada por esse princípio, é que a Escola Municipal Ita David de Castro, com a parceria do MFC- Grupo Rosa de Saron, estará realizando nos dia 07 e 08 de agosto o Primeiro Seminário da Família com o tema: Família & Escola na Construção do Desenvolvimento Humano, com o objetivo de estreitar a relação família/escola, bem como ampliar as possibilidades no processo de formação da cidadania.

Programação:
07 / 08 – Sexta-feira
Horário:19:00 às 21:30
Tema: Família e escola na formação da cidadania

08/08 – Sábado
Horário: 13:30
Tema:Pais e filhos: aliança de amor na família
Confraternização: Jantar em Família

Participe !

Estar na Ita David é só alegria

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Projeto: Nossa Poesia de Cada Dia

DURAÇÃO: 3 meses
PÚBLICO ALVO:Educação Infantil/CICLO I


“... a poesia tende a chamar a atenção da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta dela “
José Paulo Paes em ‘poesias para crianças’


JUSTIFICATIVA

O criar livremente não significa fazer qualquer coisa, de qualquer forma, em qualquer momento, mas sim o contínuo desdobramento e redefinição de delimitações dentro dos quais o sujeito podem ousar, divergir, inovar novas relações (Leite, 1998)
Com base nesse pensamento é que o Projeto, “Nossa poesia de cada dia”, tem o objetivo de favorecer aos alunos da Escola Municipal Ita David de Castro mais um trabalho prazeroso, favorecendo a aprendizagem do aluno por meio, de versos, prosas, ouvindo poesias, lendo, dramatizando, desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e às infinitas possibilidades da palavra.
Entende-se que muitas vezes o trabalho com poesia, de maneira especial nas séries iniciais, raramente é trabalhado no espaço escolar. Talvez porque muitos adultos acreditam que a poesia é um recurso sofisticado demais para as crianças ou quem sabe por que, em um mundo cada vez mais objetivo e acelerado, esquecem da própria poesia que pode existir no dia-a-dia.
A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.
Desta forma, o projeto “Nossa poesia de cada dia” tem como proposta realizar um trabalho por meio da poesia das palavras, contribuindo assim para despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita, tendo em vista que a mesma provoca o inesperado, a ampliação do sentido do que pensamos e do que queremos dizer. Há coisas que só são traduzíveis por meio da poesia.
Assim, durante três meses, cheios de entusiasmo poético, sentimento que jamais poderá faltar na poesia cotidiana, nossas atividades pedagógicas serão pautadas no projeto “Nossa poesia de cada dia”.
OBJETIVO GERAL:

Trabalhar com a poesia de forma interdisciplinar, desenvolvendo o ritmo, a entonação de voz, expressão corporal, desinibição, o prazer de ouvir e fazer poesia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar na criança o prazer pela poesia.· Propiciar aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores · Conhecer também os poemas cantados, popularmente chamados de‘cantigas de roda’, resgatando assim as antigas tradições e culturas de cada um.· Ajudar a expressarem sentimentos por meio de interpretações orais da poesia.· Ampliar a leitura e trabalhar a apreciação e criação de poesias.

PROCEDIMENTOS:


· Apresentações de atividade, desde a escolha, registro, preparação, ensaios e apresentação, identificando a importância de poetas e poetisas da literatura mundial, desenvolvendo o hábito da leitura, escrevendo rimas, versos e estrofes de autoria própria e estimulando a desenvoltura e graça em declamar poesias.
· Construção do Baú da Poesia propondo ao aluno experimentar dos versos e sentir a mensagem do outro, através da poesia de escritores à exemplo de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes, bem como outros autores mostrando de maneira prazerosa, a sensação que temos ao ler sua obra e como é fantástico vivenciar por qualquer pessoa. Explorar na roda de conversa, alguns poemas recitando em conjunto, individual ou em dupla. Essa atividade poderá começar com poesias bem conhecidos.
· Através do manuseio de livros garantir que todos reconheçam o nome da obra, do autor e do poema. Utilização de desenhos das obras estudadas trabalhando com tinta, massa de modelar, giz de cera e outros;
· Leitura de poesias no começo e no final da aula;
· Construção de painéis com a poesia trabalhada;
· Ilustração da poesia trabalhada;
· Apresentação dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos;
· Confecção do moral e móbile da poesia.
· Apresentação de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc.

RECURSOS MATERIAS:

cartolinas, canetas hidrocor, revistas velhas, som, microfone, CD’s, DVD’s, data show , sucatas e outros.
AVALIAÇÃO:

A forma de avaliação será desenvolvida em duas vertentes: Pelo grupo de professores, coordenação e direção, nos momentos de planejamento, valorizando a flexibilidade no decorrer dos trabalhos realizados; por meio de observação acerca do envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita.

CRONOGRAMA DO PROJETO

06/07- Retorno do recesso junino
16/07- Planejamento – Projeto “Uma bela poesia para vovó”
20/07- Abertura do projeto (Apresentação da sala de leitura c fantoches)
21 à 24/07 - Uma Bela Poesia Para a Vovó
30/07- Planejamento (seminário e homenagem aos pais)
07 e 08/08- Realização do Seminário “Família & Escola na Construção da Formação Humana”
13/08- Planejamento (semana folclórica)
17 à 21/08- Folclore Uma Poesia Cultural
24 à 28/08 - Cada Dia Uma Bela Poesia
27/08 – Planejamento (Semana da Pátria)
01 à 11/09 – Brasil Uma Exuberante Poesia
10/09 - Planejamento (Semana da Primavera)
14 à 25/09 – Nossa Escola, Uma Poesia Primaveril
01/10 - Planejamento ( Semana de criança)
02/10 – Abertura do Projeto Cada dia uma história de fantasia(Sala de leitura e convidados)
05 à 08/10 - Apresentação das turmas (cada turma apresentando uma história)
09/10 – A festa da criança - No mundo da fantasia
19 à 28/10 – Um encanto a cada dia: Arte e fantasia ( A poesia nas suas várias dimensão)
29/10 – Planejamento ( Projeto Quem canta encanta e Culminância do Projeto da Poesia)
30/10 – Culminância do Projeto: Nossa Poesia de cada dia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BURANELLO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer. Letramento e Alfabetização Linguística.2ª edição. SP. 2008
LEITE, M.I. Desenho infantil: questões e práticas polêmicas. In: KRAMER, S. LEITE, M.I. Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.
BEAUCHAMP,Jeanete. II. PAGEL, Sandra Denise.III NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro.Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante...

As duas Moscas

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a se debater a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro.

Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto...

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo". A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio ... de água.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão? Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de "reenquadrar" nossa experiência. Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

"Reenquadrar" é uma das ferramentas que tenho tido oportunidade de usar no apoio ao aprendizado e crescimento de clientes. Pessoas que já perceberam que nem sempre esposo, pais, amigos, familiares ou mesmo o conselheiro espiritual pode mostrar-lhes a visão isenta do ambiente ou da situação que estão vivendo. "Reenquadrar" é permitir-se olhar a situação atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos.

"Reenquadrar" é buscar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como aprendizagem.

Desta forma, todo o medo se extingue e toda experiência é como uma nova porta que pode nos levar à motivação de continuar buscando o que queremos, à auto-estima que nos sustenta.

Este artigo é dedicado a todos nós, que queremos vencer...