tag:blogger.com,1999:blog-72253035298528688702023-06-20T10:23:56.693-03:00ESCOLA MUNICIPAL ITA DAVID DE CASTROEscola Ita David de Castrohttp://www.blogger.com/profile/06473359753428997447noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7225303529852868870.post-19047866487995865132009-07-29T12:22:00.006-03:002009-07-29T22:35:52.166-03:00Projeto: Nossa Poesia de Cada Dia<span style="font-family:arial;">DURAÇÃO: 3 meses<br />PÚBLICO ALVO:Educação Infantil/CICLO I<br /><br /></span><span style="font-family:arial;"></span><div align="justify"><br /><strong><span style="font-family:arial;color:#cc0000;">“... a poesia tende a chamar a atenção da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta dela “<br />José Paulo Paes em ‘poesias para crianças’</span></strong></div><div align="justify"><br /><br /><span style="font-family:arial;"><strong>JUSTIFICATIVA</strong><br /><br />O criar livremente não significa fazer qualquer coisa, de qualquer forma, em qualquer momento, mas sim o contínuo desdobramento e redefinição de delimitações dentro dos quais o sujeito podem ousar, divergir, inovar novas relações (Leite, 1998)<br />Com base nesse pensamento é que o Projeto, “Nossa poesia de cada dia”, tem o objetivo de favorecer aos alunos da Escola Municipal Ita David de Castro mais um trabalho prazeroso, favorecendo a aprendizagem do aluno por meio, de versos, prosas, ouvindo poesias, lendo, dramatizando, desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e às infinitas possibilidades da palavra.<br />Entende-se que muitas vezes o trabalho com poesia, de maneira especial nas séries iniciais, raramente é trabalhado no espaço escolar. Talvez porque muitos adultos acreditam que a poesia é um recurso sofisticado demais para as crianças ou quem sabe por que, em um mundo cada vez mais objetivo e acelerado, esquecem da própria poesia que pode existir no dia-a-dia.<br />A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.<br />Desta forma, o projeto “Nossa poesia de cada dia” tem como proposta realizar um trabalho por meio da poesia das palavras, contribuindo assim para despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita, tendo em vista que a mesma provoca o inesperado, a ampliação do sentido do que pensamos e do que queremos dizer. Há coisas que só são traduzíveis por meio da poesia.<br />Assim, durante três meses, cheios de entusiasmo poético, sentimento que jamais poderá faltar na poesia cotidiana, nossas atividades pedagógicas serão pautadas no projeto “Nossa poesia de cada dia”.<br /><strong>OBJETIVO GERAL:</strong> </span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><br />Trabalhar com a poesia de forma interdisciplinar, desenvolvendo o ritmo, a entonação de voz, expressão corporal, desinibição, o prazer de ouvir e fazer poesia.<br /><br /><strong>OBJETIVOS ESPECÍFICOS:</strong></span></div><div align="justify"><strong><span style="font-family:Arial;"></span></strong> </div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"> Despertar na criança o prazer pela poesia.· Propiciar aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores · Conhecer também os poemas cantados, popularmente chamados de‘cantigas de roda’, resgatando assim as antigas tradições e culturas de cada um.· Ajudar a expressarem sentimentos por meio de interpretações orais da poesia.· Ampliar a leitura e trabalhar a apreciação e criação de poesias.<br /><br /><strong>PROCEDIMENTOS: </strong></span></div><span style="font-family:arial;"><strong></strong><p align="justify"><br />· Apresentações de atividade, desde a escolha, registro, preparação, ensaios e apresentação, identificando a importância de poetas e poetisas da literatura mundial, desenvolvendo o hábito da leitura, escrevendo rimas, versos e estrofes de autoria própria e estimulando a desenvoltura e graça em declamar poesias.<br />· Construção do Baú da Poesia propondo ao aluno experimentar dos versos e sentir a mensagem do outro, através da poesia de escritores à exemplo de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes, bem como outros autores mostrando de maneira prazerosa, a sensação que temos ao ler sua obra e como é fantástico vivenciar por qualquer pessoa. Explorar na roda de conversa, alguns poemas recitando em conjunto, individual ou em dupla. Essa atividade poderá começar com poesias bem conhecidos.<br />· Através do manuseio de livros garantir que todos reconheçam o nome da obra, do autor e do poema. Utilização de desenhos das obras estudadas trabalhando com tinta, massa de modelar, giz de cera e outros;<br />· Leitura de poesias no começo e no final da aula;<br />· Construção de painéis com a poesia trabalhada;<br />· Ilustração da poesia trabalhada;<br />· Apresentação dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos;<br />· Confecção do moral e móbile da poesia.<br />· Apresentação de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc. </p><p align="justify"><strong>RECURSOS MATERIAS: </strong></p><p align="justify">cartolinas, canetas hidrocor, revistas velhas, som, microfone, CD’s, DVD’s, data show , sucatas e outros.<br /><strong>AVALIAÇÃO:</strong></p><p align="justify">A forma de avaliação será desenvolvida em duas vertentes: Pelo grupo de professores, coordenação e direção, nos momentos de planejamento, valorizando a flexibilidade no decorrer dos trabalhos realizados; por meio de observação acerca do envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita.<br /><br /><span style="color:#ff0000;"><strong>CRONOGRAMA DO PROJETO</strong></span> </span></p><div align="justify"><span style="font-family:arial;">06/07- Retorno do recesso junino<br />16/07- Planejamento – Projeto “Uma bela poesia para vovó”<br />20/07- Abertura do projeto (Apresentação da sala de leitura c fantoches)<br />21 à 24/07 - Uma Bela Poesia Para a Vovó<br />30/07- Planejamento (seminário e homenagem aos pais)<br />07 e 08/08- Realização do Seminário “Família & Escola na Construção da Formação Humana”<br />13/08- Planejamento (semana folclórica)<br />17 à 21/08- Folclore Uma Poesia Cultural<br />24 à 28/08 - Cada Dia Uma Bela Poesia<br />27/08 – Planejamento (Semana da Pátria)<br />01 à 11/09 – Brasil Uma Exuberante Poesia<br />10/09 - Planejamento (Semana da Primavera)<br />14 à 25/09 – Nossa Escola, Uma Poesia Primaveril<br />01/10 - Planejamento ( Semana de criança)<br />02/10 – Abertura do Projeto Cada dia uma história de fantasia(Sala de leitura e convidados)<br />05 à 08/10 - Apresentação das turmas (cada turma apresentando uma história)<br />09/10 – A festa da criança - No mundo da fantasia<br />19 à 28/10 – Um encanto a cada dia: Arte e fantasia ( A poesia nas suas várias dimensão)<br />29/10 – Planejamento ( Projeto Quem canta encanta e Culminância do Projeto da Poesia)<br />30/10 – Culminância do Projeto: Nossa Poesia de cada dia </span></div><div align="justify"><br /><span style="font-family:arial;color:#ff0000;"><strong>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS</strong> </span></div><div align="justify"><span style="color:#ff0000;"><br /></span><span style="font-family:arial;">BURANELLO, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer. Letramento e Alfabetização Linguística.2ª edição. SP. 2008<br />LEITE, M.I. Desenho infantil: questões e práticas polêmicas. In: KRAMER, S. LEITE, M.I. Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.<br />BEAUCHAMP,Jeanete. II. PAGEL, Sandra Denise.III NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro.Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília 2006.</span></div>Escola Ita David de Castrohttp://www.blogger.com/profile/06473359753428997447noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7225303529852868870.post-90577758681578702132009-06-18T16:07:00.000-03:002009-06-18T16:08:20.280-03:00<object width="425" height="344">Assista<param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/mVnX2ZGlo3k&hl=pt-br&fs=1&color1=0x006699&color2=0x54abd6"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowscriptaccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/mVnX2ZGlo3k&hl=pt-br&fs=1&color1=0x006699&color2=0x54abd6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>Escola Ita David de Castrohttp://www.blogger.com/profile/06473359753428997447noreply@blogger.com0